30/04/2013

A Leitura, a Magia, a Vida








e










Isso não é uma comparação, nem uma crítica!!!

É apenas uma reflexão sobre a magia dos livros e a capacidade de nos transportar e fazer-nos viver várias vidas, inclusive em diferentes épocas.


Há algum tempo atrás, ganhei um livro totalmente novo. Eu, curioso como sempre, fiquei pensativo e é claro, louco pra ler o livro! Na época (que foi no finalzinho do ano de 2012) eu estava lendo A Erva do Diabo - de Carlos Castaneda, e fiquei maluco pra acabar logo de ler o livro pra começar O Reverso da Medalha - de Sidney Sheldon.

Enfim li o livro de 590 páginas em mais ou menos 2 semanas, o que pra mim foi uma vitória, pois até então, demorava mais de um mês pra ler cada livro! Terminando esse livro, que me prendeu completamente na história que se desenrola em mais ou menos 100 anos, pois o autor conta a história de uma família inteira, comecei a ler o livro Anjos e Demônios - de Dan Brown. E aí o motivo desse post e dessa reflexão:

O Dan Brown conta a história de UM ÚNICO DIA, num livro de 461 páginas!
Enquanto o Sidney Sheldon conta a história de mais de um século em 590 páginas!

Como isso é possível?

E é isso que achei extremamente interessante. Não estou aqui pra falar da escrita dos dois autores, muito menos pra comparar os dois livros, estou aqui pra falar da magia dos livros de nos transportar para épocas diferentes e nos fazer viver vidas e mais vidas em apenas poucas páginas. Em apenas quinhentas e poucas páginas, vivi a história da origem da família Blackwell e suas riquezas infinitas, vivi várias gerações de filhos, netos, bisnetos, esposas, maridos e amantes pelos quais Sidney Sheldon me guiou. Conheci os mais bizarros personagens e os mais carismáticos, desde os mais bondosos e inocentes até os mais perversos! Em Anjos e Demônios, conheci uma meia dúzia de personagens principais que foram se desenrolando durante a história, que tinha quatrocentas e poucas páginas. Personagens que viveram um só dia de aventuras, passaram por situações de extremo perigo e experiências de quase morte, livrando-se das artimanhas dos vilões da história e desvendando os segredos mais obscuros.

E aí, após ter lido esses dois livros, comecei a falar que eu já tinha vivido várias vidas em várias épocas diferentes, porque tenho disponível essa magia através da qual posso viajar, viver momentos inesquecíveis, sentir e conhecer pessoas, criaturas, divindades, etc.

Não importa o tipo de leitura, o nível de dificuldade, o tema principal e o autor, leia, somente leia. Somente assim você descobrirá o tamanho do prazer que você vai sentir e o quanto será bom para a sua vida!


Resumindo: Esses dois livros que postei as capas no início do texto, modificaram minha forma de ver o mundo da leitura e me incentivaram a adentrar mais profundamente nele, usufruindo de todas as suas vantagens!

Obrigado a todos pela visita!
Espero que gostem das minhas humildes palavras!




Fabiano Lobo

5 comentários:

  1. Olá, Fabiano!
    Muito bom o seu post e a maneira como você colocou seus argumentos. Eu li nenhum livro do Dan, mas quando eu li um do Sidney eu detestei, era A Corrida pela Herança. Felizmente me disseram que esse é um livro dele que é ruim mesmo, e os outros são muito melhores.
    Gostei muito do seu blog e da maneira como você escreve.
    Parabéns, sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucas!

    Que bom que gostou!
    Eu quis iniciar minha trajetória falando de livros com essa reflexão, que achei muito interessante quando cheguei a ela.

    Admiro o Dan Brown pela sua audácia de falar sobre esses temas. Li só o Anjos e Demônios, mas já já vou pegar O Código Da Vinci pra ler! Se você gosta de aventura, leia os livros dele!

    Do Sidney Sheldon só li esse também, que aliás tem continuação e estou atrás dela (A Senhora do Jogo). Gostei muito da leitura, foi muito bem escolhida pela pessoa que me presenteou. Conheço pessoas que são simplesmente viciadas nos livros dele e me disseram que são muito bons. Tenho vontade de ler mais alguns!

    Fico feliz por você ter gostado da minha postagem!
    Sempre vou dar uma passada lá no seu blog pra conferir. Muito obrigado pelo comentário e pelos elogios!

    Sucesso pra você também!

    ResponderExcluir
  3. Os dois livros são ótimos, confesso que fiquei um pouco receoso achando que você iria fazer uma comparação entre os dois, mas não fez. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  4. Adorei as comparações feitas entre um autor e outro. Também acho incrível esta habilidade do Brown de contar 24 horas em quase 500 páginas. Mas isso deve-se aos malabarismos de tempo e as descrições longas dele.
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Elder, na minha opinião, não tem jeito de comparar os dois autores! Hehehe!

    Cada um é perfeito no que faz, e isso é o bastante. Não gosto de fazer comparações, pois cada um tem seu estilo e suas qualidades e defeitos.

    Vinícius, é bem isso. O Dan Brown descreve sucintamente todos os detalhes do ambiente e dos acontecimentos, e eu acho isso muito interessante, pois nos leva pra dentro da história de verdade.
    Como disse, não gosto de comparar autores. A comparação de que você falou é só da habilidade de cada um em descrever 100 anos ou 1 dia, e um pouco sobre a Magia que é conseguir esses feitos.

    Obrigado a todos pelos comentários e elogios!
    Voltem sempre!

    ResponderExcluir

Gosto de saber a opinião das pessoas. Assim posso estar aprendendo a cada dia que se passa. Espero que possam tirar algo de útil deste Blog, assim como eu espero aprender com os Comentários dos visitantes.

Que a Lua sempre os ilumine na escuridão da noite, e que os Lobos guiem seu coração para o amor, a bondade e a felicidade.