23/09/2014

A Queda dos Reinos - Morgan Rhodes


E hoje estou aqui pra falar desse livro que me tirou o sono, e me proporcionou alguns dias de divertimento e curiosidade. A Queda dos Reinos, de Morgan Rhodes. Pra começar e pra evitar spoilers, vou colocar a sinopse aqui:

"Numa terra em que a magia havia sido esquecida e a paz reinara durante séculos, uma agitação perigosa ganha forma quando três reinos começam a lutar pelo poder. Entre traições, negociações e batalhas, quatro jovens terão seus destinos entrelaçados para sempre: Cleo, a filha mais nova do rei de Auranos; Magnus, o primogênito do rei de Limeros; Jonas, um camponês rebelde de Paelsia; e Lucia, uma garota adotada pela família real de Limeros que busca a verdade sobre seu passado.

Em A queda dos reinos, Morgan Rhodes constrói uma mitologia complexa e fascinante, que mistura amor proibido, intrigas políticas e profecias milenares. Narrado pelos pontos de vista dos quatro protagonistas, este é o primeiro volume da série."


Esse livro é muito bom!
Cheio de profecias, cavaleiros, princesas e magia. A cada página do livro algo diferente e uma possibilidade nova. Me pareceu um filme muito bem bolado, com cada cena com seu próprio impacto e que deixa aquela curiosidade.


O livro rende, a história é contada sem delongas e sem enrolação. A cada página você percebe tudo acontecendo, sem aquelas descrições enormes e sem aqueles personagens clichês, como vemos em filmes e histórias antigas. Me apaixonei pelos personagens e pela história, que conta com artefatos poderosos, bruxas maldosas e heróis corajosos. Bem do jeito que uma história de fantasia medieval deve ser.

Sobre a comparação com os livros de Game Of Thrones, não posso comentar sobre isso, pois só vi as duas primeiras temporadas do seriado, mas ainda não li nenhum livro. Talvez por causa de mortes e acontecimentos que fazem desmoronar tudo o que o leitor pensava que fosse acontecer, ou talvez pela frieza de alguns personagens, enfim, quando eu ler os livros da série, comento aqui e faço uma comparação se achar que é plausível.

O livro mostra os pontos de vista de quatro personagens principais e as histórias vão se entrelaçando ao longo do livro. A narrativa é em formato de narrador não-participante, apesar disso, mas não deixa de mostrar um pouco do pensamento de cada um, deixando aquela curiosidade e uma vontade de conhecer melhor cada personagem e o desenvolvimento dos mesmos ao longo da história.

Eu gostei de todas as capas, apesar de ser um pouco de moda agora ter um encapuzado na capa do livro, e apesar de todas as três capas disponíveis terem um personagem encapuzado.
Essa é uma série de 4 livros e o terceiro livro será lançado no Brasil, pela Companhia das Letras, selo Seguinte, em dezembro de 2014. 4 é um número interessante pra essa série, já que é o número de personagens principais e pontos de vista diferentes. Pra um livro cheio de profecias e magia, é algo interessante de se fazer.


Abaixo, as capas dos 2 livros já lançados no Brasil e a capa do terceiro, ainda em inglês:

Recomendo muito o primeiro livro e estou louco pra ler o restante da série.

P.s.: A título de curiosidade, Morgan Rhodes é o Pseudônimo de Michelle Rowen, que escreve "Romances Paranormais" (ou Romance Sobrenatural), Fantasia Young Adult e Fantasia Urbana.
Aqui um site falando de todas as séries que ela já escreveu (em inglês) e aqui o site oficial da escritora.

Atualizando: Encontrei o site da série na internet, em inglês. Clique aqui para ver.

Fabiano Lobo

4 comentários:

  1. Hello, Fabiano Lobo! Faz tempo que não passo por aqui! Quanto a resenha, esse livro tem me chamado muita atenção, e como você mesmo disse sobre o livro ser cheio de profecias, cavaleiros, princesas e magias, posso dizer que me chama bastante atenção. Espero que eu consiga ler ele em breve, e a respeito das capas, são lidas, mas estão na modinha do capuz! RsRs' Quanto as comparações, hoje em dia todos os livros ganham alguma comparação a outro. Abraços!

    Gabryel Fellipe e algo - Confins Literários [agora em parceria com Rudimar Baroncello]

    ResponderExcluir
  2. Fala Gabryel!
    Tudo tranquilo?

    Pode vir e comentar sempre que desejar. Agradeço pelo apoio e pelo dispêndio de um pouco do seu tempo pra ler minhas palavras e comentários!

    Infelizmente podemos ver que a partir de A Mão Esquerda de Deus, seguiram-se outros como Assassin's Creed, Prince Of Thorns, O Clã dos Magos, e suas respectivas séries, pois quase todos os livros dessas séries tem encapuzados nas capas.

    Comparações à parte, outro dia ouvi uma pessoa comparar o livro de uma amiga da minha noiva (Um Novo Amanhecer) com A Culpa é das Estrelas, e que depois de saber do que se trata, descobri que tem um elemento em comum, somente. E a partir desse elemento, comparam um livro com o outro.

    Sobre as lendas, cavaleiros, profecias e princesas, isso sempre me chamou a atenção, mas eu gosto quando tem alguma coisa diferente. E é a partir disso que estou desenvolvendo meu universo chamado Cinco Demônios e Uma Princesa.

    Obrigado pelo comentário!
    Volte sempre e leia sim o livro, pois eu recomendo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. To vendo que você é daqueles que curtem um bom Terror! Que tal participar do desafio Halloween Literário? Quero saber mais sobre o Cinco Demônios e Uma Princesa.

      Ah, e realmente é comum na atualidade qualquer livro ser comparado a outro, as vezes por causa de um A que tinha numa palavra de um livro que também tinha no outro! RsRs'

      Excluir
    2. Então Gabryel, eu me dei esse desafio de ler um livro de terror nesse mês de outubro. Meu trabalho de conclusão de curso e o restante da faculdade está apertando, mas tenho o The Walking Dead, Sangue de Lobo, Bento e Carrie A Estranha pra ler.

      Vou tentar ler pelo menos 2 desses nesse mês de outubro, em homenagem ao Halloween.

      Sobre o Cinco Demônios e Uma Princesa, está caminhando, mesmo que em passos lentos, mas vai acompanhando o blog que eu posto as novidades aqui.

      Infelizmente os livros são comparados um com o outro geralmente porque alguns tem semelhanças mesmo, mas é o mesmo que julgar uma profissão conhecendo um profissional ou julgar um filme pelo seu diretor. Ou seja, temos que conhecer pra termos uma opinião concreta e própria, e isso é o que movimenta essa indústria da leitura.

      Obrigado pela visita!

      Excluir

Gosto de saber a opinião das pessoas. Assim posso estar aprendendo a cada dia que se passa. Espero que possam tirar algo de útil deste Blog, assim como eu espero aprender com os Comentários dos visitantes.

Que a Lua sempre os ilumine na escuridão da noite, e que os Lobos guiem seu coração para o amor, a bondade e a felicidade.