13/10/2014

Os Mortos Vivos - Mês de Halloween - The Walking Dead - A Ascensão do Governador


The Walking Dead - o seriado que me conquistou desde o primeiro episódio e que conseguiu me fazer (quase) odiá-lo a partir da quarta temporada. Agora resolvi arriscar uma olhada no primeiro livro da série, que busca apresentar um personagem único e polêmico do seriado - O Governador.

Sugestão: Desça até o fim da página e ouça o tema de abertura enquanto lê a postagem! Clique no primeiro vídeo.

Concordo com alguns comentários que vi sobre a ideia de contar outra história usando uma mídia diferente (os livros) ao invés de usar os quadrinhos (Hq's) e o seriado na Tv (da AMC). Eu acho interessante contar a história de jogos, como os seguidores do blog já devem ter visto meus comentários aqui, como Assassin's Creed e God Of War. Mas nesse caso, como dar aos fãs algo diferente? E pra quem já assistiu ao seriado, o que há de novo nos livros? E eis que aproveitam essa mídia diferente para atrair novos fãs e para firmar os fãs do seriado.

Nunca li as Hq's, mas sempre tive um apreço por essa temática, desde a infância (aproveitando a proximidade do dia das crianças!), quando assisti pela primeira vez A volta dos Mortos Vivos no Cinema em Casa - do SBT (inclusive quero encontrar depois o livro do Peter Straub sobre esse tema pra conhecer também). Depois com Resident Evil nos vídeo-games e filmes e agora com The Walking Dead, que apresenta uma atmosfera totalmente diferente e original dessa mesma temática.

Como sempre vou colocar a sinopse do livro aqui e vou evitar spoilers, pois acho que, assim como eu, as pessoas procuram as opiniões de blogueiros sobre os livros justamente porque estão interessados em comprar pra ler, e se num comentário meu tiver spoiler, é sacanagem!

"No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Eleito pela revista americana Wizard como "Vilão do ano", ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs irão descobrir como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação. Originalmente, The Walking Dead é uma série de quadrinhos publicada desde 2003 e vencedora do Eisner Award. Em 2010, os quadrinhos foram adaptados para o seriado homônimo The Walking Dead já bateu diversos recordes de audiência nos Estados Unidos e foi finalista em várias categorias no 68º Golden Globe Awards, incluindo Melhor Série Dramática de TV."

Comentários: O livro começa com a história mais ou menos no início da praga, quando ficamos nos perguntando onde tudo começou e se isso vai ser revelado em algum momento. A família Blake (dois irmãos e uma menina), juntamente com dois amigos, saem em busca de sobrevivência. Saem à procura de um local onde dizem haver um campo de refugiados, acreditando serem apoiados pelo exército ou pelo governo. Isso me parece um clichê de filmes e histórias com essa temática, mas acaba sendo desenvolvido de outra forma.

O livro inteiro passa um ar de esperança, ao mesmo tempo que ficamos pensando que tudo está perdido e o fim chegou realmente. É uma mistura. O mistério deixa cada página e cada fim de capítulo mais emocionante. Os personagens únicos e bem trabalhados atiçam a curiosidade e pra quem já assistiu ao seriado, é um prato cheio pra tentar decifrar quem é quem e tentar absorver mais ainda da história.

É bem o que imaginamos que ocorreria se o apocalipse zumbi (Ooooh! O Apocalipse Zumbi!  ¬¬) realmente acontecesse. Pessoas saindo em busca de um local seguro, comida e uma vida "normal" em meio ao caos. Mas ainda assim, Robert Kirkman cria uma atmosfera diferente e única do que pensamos ser um clichê e um tema quase que totalmente explorado, e eu acabei entendendo o porquê de tanto sucesso. É genial.

A emoção é trabalhada a cada página, juntamente com o medo, o mistério e a curiosidade sendo atiçadas a cada palavra. É característico do gênero de terror, e eu adoro.

O final me surpreendeu muito! É característica minha ler ou assistir a um filme ou seriado e ficar tentando adivinhar o que acontece depois, e eu gosto muito quando a história me surpreende e eu fico pensando - como eu não pude pensar nisso antes? - e é isso que aconteceu. Lá pela página 300 eu fiquei um pouco entediado com a história, achando que não se desenvolvia, e até achando que tudo talvez tivesse sido resolvido e tal, mas é aí que a mágica acontece. Nas últimas páginas você ver tudo acontecendo e se formando, e começar a entender o porquê disso ou o porquê daquilo. Foi muito emocionante! E é por isso que eu gosto muito de ler o gênero terror. Ele me atiça a curiosidade, me causa medo, até tenho alguns pesadelos às vezes, mas era por isso que eu assistia aos filmes de terror no Cine Trash da Band quando era criança (e a nostalgia se faz presente em cada citação desse meu texto!), e eu creio que é por isso que quem ama o gênero terror não consegue desgrudar desse tipo de livro. É por isso que li O Exorcista, Drácula (Bram Stoker), A Maldição do Cigano e continuo procurando livros desse tipo.

Recomendo a leitura de The Walking Dead. Recomendo a leitura completa, pois sempre que acho que um livro começa a "enrolar" muito, leio até o final, pois acredito que nas últimas páginas algo de surpreendente acontecerá. Falei mais do gênero terror e dos mortos vivos do que do livro em si, mas é bem essa a proposta desses meus comentários no blog: abranger mais do que um livro, um filme, um seriado - tentando juntar várias experiências e opiniões em buscar realmente entender o significado dessas histórias, e as emoções que elas nos causam.

Abaixo, duas versões do tema de abertura do seriado e uma versão estendida de 10 horas. Essa é uma das músicas mais marcantes que já vi. Um verdadeiro espetáculo e simplesmente tudo a ver com a proposta de Robert Kirkman.




Aproveitem a semana do saco cheio!
Me dei o desafio de ler só terror nesse mês de outubro. Estão me esperando aqui, nada mais nada menos que Carrie, A Estranha - de Stephen King, Bento - do André Vianco e Sangue de Lobo - de Helena Gomes e Rosana Rios, além de mais um conto de H. P. Lovecraft numa coletânea da editora Martin Claret.

Obrigado a todos que seguem o blog!



Fabiano Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gosto de saber a opinião das pessoas. Assim posso estar aprendendo a cada dia que se passa. Espero que possam tirar algo de útil deste Blog, assim como eu espero aprender com os Comentários dos visitantes.

Que a Lua sempre os ilumine na escuridão da noite, e que os Lobos guiem seu coração para o amor, a bondade e a felicidade.