26/12/2013

Sobre a série Percy Jackson e os Olimpianos


Bom dia a todos os que estão aproveitando as férias! Bom dia pr’aqueles que não tiveram férias, mas que estão aproveitando mesmo assim com a família e os amigos mais esse fim de ano!

Hoje estou aqui pra falar sobre a série Percy Jackson e os Olimpianos, do autor Rick Riordan. Aproveitarei também pra falar mais um pouco sobre os outros títulos e planos do autor, que não são poucos! Vou tentar não fazer nenhum spoiler, mas sim deixar todos os que lerem o post mais curiosos ainda, assim como eu fiquei!

Acabo de ler o quarto livro da série e caminho rumo ao último, O Último Olimpiano, que é onde haverá o desfeche dessa história (ou não, pois temos a série Heróis do Olimpo logo depois!), e me impressionei com a mudança nesse quarto livro de uma história infanto-juvenil para juvenil, com mais ação, mais traições e uma pitada de sentimentos descritos por um jovem que está para completar 15 anos.

Bom, começando do primeiro livro, O Ladrão de Raios, foi o que deu uma alavancada no tema, com Riordan colocando os deuses do Olimpo presentes nos dias atuais “vivendo” na América do Norte e na nossa época. Um tema interessante e uma possibilidade de desenvolver uma nota mitologia. Por favor, leiam o livro primeiro pra depois assistirem ao filme, ou, se preferirem, nem assistam ao filme! Os outros livros que seguiram foram O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Sobre O Mar de Monstros (que também ganhou filme, mas esse foi um pouco melhor!), devo dizer que seguiu o mesmo ritmo alucinante do primeiro livro, cheio de mistérios e uma visão totalmente diferente dos deuses do Olimpo que conhecemos - mais moderna e com alguns toques originais do autor. O fato de a saga inteira ser contada pelos olhos de Percy Jackson ainda deixa mais emocionante, pois aos poucos ele vai conhecendo o mundo por trás da Névoa e contando suas experiências e interpretações de tudo isso, juntamente com seus sentimentos em relação a isso. Ciúmes do pai e da mãe, assombro quanto à existência de certas coisas, espanto quanto a descobertas interessantes e ainda assim, não deixa de ser um adolescente muito bem representado pelo autor. No terceiro livro, A Maldição do Titã (que inclusive é uma característica minha tentar descobrir o porque dos títulos até o início do livro. o que acaba sendo explicado adiante na história), vemos um pouco mais de maturidade começando a aparecer no livro, que aborda temas mais maduros e associa o crescimento dos personagens, que possuem a mesma faixa etária, com a maturidade dos acontecimentos, como decisões difíceis e os próprios problemas que um adolescente costuma enfrentar. E essa associação é muito interessante!

Sobre o quarto livro, A Batalha do Labirinto, tenho que dizer que Riordan continuou com essa maturação acompanhando a idade dos personagens, o que me chamou muito a atenção, pois é algo extremamente difícil de se fazer (visto que eu também escrevo e tenho uma ideia de como criar personagens bem elaborados e definir sua idade e os acontecimentos nos quais esse personagem vai se envolver). Esse livro é especialmente emocionante, com batalhas impressionantes e perigos sem igual, inimigos cada vez mais fortes e decisões cada vez mais difíceis que os personagens têm de tomar. Com esse livro, Rick Riordan me chamou a atenção e me interessei em buscar outros livros de sua autoria, o que me leva à segunda parte de minha postagem!

Vários outros títulos conhecidos podem ser mencionados, como As Crônicas dos Kane (A Pirâmide Vermelha; O Trono de Fogo; e A Sombra da Serpente) e Os Heróis do Olimpo (O Herói Perdido; O Filho de Netuno; A Marca de Atena; e A Casa de Hades), além dos livros complementares dessas sagas, que são Os Arquivos do Semideus e o Guia Definitivo (ambos completando Percy Jackson e os Olimpianos), Guia de Sobrevivência (completando As Crônicas dos Kane) e Os Diários do Semideus (completando Os Heróis do Olimpo). O conto O Filho de Sobek reúne os dois heróis das sagas Percy Jackson e As Crônicas dos Kane, e pelo que sei até hoje, ele só foi lançado como E-book (me corrijam se eu estiver errado, por favor!). Na biografia do autor no final dos livros do Percy Jackson diz que ele é autor da série de mistério para adultos chamada Tres Navarre (da qual encontrei no Skoob somente um livro com o título Tequila Vermelha), tem também a série denominada The 39 Clues (que encontrei O Labirinto dos Ossos como livro 1; A Ascensão dos Vesper como livro extra; e O Livro Negro da Família Cahill, também como livro extra, todos com o Rick Riordan participando.), essa parece ser uma série escrita por vários autores, de acordo com os títulos presentes no Skoob.

Em uma entrevista que encontrei na internet, Rick Riordan disse que assim que terminar a série Os Heróis do Olimpo, vai escrever uma série baseada na mitologia Nórdica. Nessa mesma entrevista ele diz que não pode falar sobre as adaptações de cinema de seus livros da série Percy Jackson (o que eu não entendi nada!!!), porém as entrevistas estão meio confusas, pois uma delas diz que ele já colocou os deuses nórdicos no livro O Filho de Netuno (Os Heróis do Olimpo) e logo depois diz que ele vai lançar 3 livros dessa nova saga!

Seguem os links pra quem se interessar (contém alguns SPOILERS):


E no Youtube temos uma entrevista, com SPOILERS, onde ele fala sobre o lançamento de A Casa de Hades e sobre a mitologia Nórdica.


Por hoje é só. Nem precisa dizer que eu vou ler os outros livros dele, Né?

Já comprei A Pirâmide Vermelha e assim que ler O Último Olimpiano posto aqui meus comentários pra vocês!

Obrigado a todos os seguidores do blog e a todos os interessados que aparecem aqui de vez em quando. Vou tentar trazer um pouco mais de utilidade pública para os leitores, como fiz com o post anterior sobre Assassin’s Creed, onde coloquei a ordem correta dos livros pra que ninguém fique perdido quando for comprar. Além disso, encontrei uma bela imagem de marcadores de livros na internet (não me lembro a fonte!), que eu até já imprimi em papel de foto e ficou perfeito!


Tenham todos um ótimo fim de ano, ótimas festas e férias. Aproveitem para ler bastante e traduzir tudo o que se passa em suas cabeças em escrever, jogando jogos de imaginação e comentando com os amigos. É uma forma saudável de fugir da realidade e é algo que eu gosto muito de fazer!





Fabiano Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gosto de saber a opinião das pessoas. Assim posso estar aprendendo a cada dia que se passa. Espero que possam tirar algo de útil deste Blog, assim como eu espero aprender com os Comentários dos visitantes.

Que a Lua sempre os ilumine na escuridão da noite, e que os Lobos guiem seu coração para o amor, a bondade e a felicidade.