14/12/2013

A saga Assassin's Creed e o mestre Altaïr



E hoje vou falar um pouco sobre a franquia Assassin's Creed e a escrita de Oliver Bowden, também conhecido como Anton Gill, autor de todos os livros da saga.

Aos que seguem o blog, sabem das minhas desaparecidas de vez em quando, por causa da faculdade e de afazeres diários, mas a leitura nunca para! Ultimamente tenho lido muito mais do que antes e a produção do meu livro Cinco Demônios e Uma Princesa está cada vez mais avançada, talvez por isso eu suma às vezes e por isso o blog fica meio que "abandonado", mas sempre dou uma passada por aqui e sempre dou um jeito de produzir algo, seja poesia, seja conto ou seja uma parte do meu projeto de livro.

Sobre a saga Assassin's Creed, vou comentar por alto sobre os dois primeiros e a história de Ezio, mas vou focar mais no terceiro livro, que me surpreendeu completamente. Ok?

Como todos já sabem, a saga conta a história dos jogos da franquia, com cada história se passando em um contexto histórico diferente. No primeiro livro, como o próprio nome já diz, se passa na época do Renascimento, com nomes como Leonardo Da Vinci aparecendo na história, sendo seguido por Nicolau Maquiavel no segundo livro Irmandade. Ezio Auditore é um verdadeiro estrategista com espírito de assassino e eu sempre admirei esse personagem, mas eu ainda não conhecia Altaïr...

Altaïr é um Mestre! O terceiro livro retorna ao passado, em meados do ano de 1200 d.C., para contar como tudo começou. Contar sobre a origem do Credo dos Assassinos e sobre a eterna guerra entre esse e os Cavaleiros Templários, explicando a origem das armas e costumes da Irmandade. Altaïr é o tipo de personagem inexperiente, mesquinho, bobo, que sofre e passa por várias situações difíceis envolvendo traição, perdas, decepções, morte, e quando tudo acaba, ele ainda está de pé, e mais forte! Não gosto de colocar spoilers nos meus comentários, por isso resumi dessa forma, mas é o tipo de personagem lutador e persistente. Não que Ezio não seja assim, mas a história de Altaïr me surpreendeu, me emocionou, me deixou com raiva e na maior parte do tempo me deixou admirado.

O livro conta o nascimento de um herói, um mestre digno de admiração, que conseguiu chegar ao lugar onde está agora após muito sofrimento e sem nunca desistir de seus sonhos, de seus objetivos e de sua família e seu povo. Oliver Bowden nos guia com uma linguagem simples e fácil de se entender, utilizando alguns termos em outras línguas que são traduzidos num glossário ao final de cada livro, bem como os nomes de todos os personagens que aparecem no livro, tanto os fictícios quanto os reais. Tenho gostado muito de seus escritos!

Os fãs do jogo me corrijam se eu estiver errado, mas ouvi comentários dizerem que o primeiro Assassin's Creed (que é protagonizado nos consoles por Altaïr) é o pior da franquia, talvez por isso a história de Altaïr não tenha sido bem explorada e não tenha sido muito falada, mas esse livro foi o melhor que li até agora. O meu favorito. Que venha o próximo Revelações, do qual eu pensara que não estava interligado com A Cruzada Secreta, mas descobri que está intimamente ligado. Quem leu, entenderá! Hehehehe

Recomendo a saga para aqueles que gostam de aventura e ação. O Renascença achei ótimo, o Irmandade achei um pouco chato e enrolado, mas também foi legal, mas A Cruzada Secreta me atiçou a curiosidade e quero continuar lendo a saga e conhecendo mais assassinos que estão "mudando" a história da humanidade com seus feitos heroicos.

Pra quem não conhece, colocarei a ordem dos livros aqui embaixo, juntamente com o seu correspondente nos jogos, ajudando a entender e a não errar na hora de comprar e ler:

1º Assassin's Creed - Renascença - história do jogo Assassin's Creed II
2º Assassin's Creed - Irmandade - história do jogo Assassin's Creed Brotherhood
3º Assassin's Creed - A Cruzada Secreta - história do jogo Assassin's Creed (o primeiro)
4º Assassin's Creed - Revelações - história do jogo Assassin's Creed Revelations
5º Assassin's Creed - Renegado - história do jogo Assassin's Creed III
6º Assassin's Creed - Bandeira Negra - história do jogo Assassin's Creed IV Black Flag



Quem se interessar, comente aqui embaixo o que achou dos livros e podemos iniciar um fórum ou uma discussão sobre as histórias. Nunca acho ninguém que já leu esse livro pra que eu possa conversar a respeito! kkkkkk

Obrigado a todos!
Boas festas!




Fabiano Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gosto de saber a opinião das pessoas. Assim posso estar aprendendo a cada dia que se passa. Espero que possam tirar algo de útil deste Blog, assim como eu espero aprender com os Comentários dos visitantes.

Que a Lua sempre os ilumine na escuridão da noite, e que os Lobos guiem seu coração para o amor, a bondade e a felicidade.