02/11/2014

A Primavera Rebelde - de Morgan Rhodes

Estou aqui hoje pra falar mais uma vez desse universo que vem me conquistando a cada dia: O universo de Mítica, dos vigilantes e dos elementia. O universo de Falling Kingdoms - A Queda dos Reinos.

Acabei de ler o segundo livro e já imaginava que fosse ser algo desse tipo. Não costumo das spoilers nos meus comentários e vou manter isso sempre por aqui, portanto, sinopse abaixo:

"Depois que o rei Gaius de Limeros conquistou as terras de Auranos e subjugou o povo sofrido de Paelsia, passou a dominar toda a Mítica com seu punho de ferro. A rica população de Auranos parece não se importar com o novo governante, desde que seus privilégios sejam mantidos; os paelsianos, como sempre, aceitam seu destino de exploração. Mas a tranquilidade é só aparente - grupos rebeldes começam a surgir nos reinos dominados, questionando as mentiras e os métodos sangrentos do novo rei. Enquanto isso, Gaius obedece à sua mais nova conselheira e dá início à construção de uma estrada passando pelas temidas Montanhas Proibidas. Mas essa via não servirá apenas para interligar os três reinos - ela faz parte de uma busca pela magia elementar, perdida há mil anos, que conferirá ao tirano um poder supremo. O que ninguém esperava era que essa obra desencadearia uma série de eventos catastróficos, que mudarão aquelas terras para sempre e forçarão Cleo, Magnus, Lucia e Jonas a tomar decisões até então inimagináveis."
Sinopse retirada da página do Skoob do livro.

Essa saga retorna mais madura, com mais detalhes sobre esse mundo em que entramos e não queremos mais sair. Os vigilantes tem uma participação constante e as lendas vão sendo mais bem desenvolvidas ao longo da história. Tudo o que ficou mal contado no primeiro livro, vai sendo explicado aqui. Notei que os reinos são mais bem detalhados agora, com citações de nomes de cidades e locais que no primeiro livro pareciam ter pouca ou nenhuma importância.

Gostei do mapa mais bem explicado no início do livro, e gostei também dos mistérios do próprio mundo em volta da "ilha" de Mítica (as aspas são pra enfatizar que o local não é considerado uma ilha, apesar de ser envolto por oceanos e mais nada). Os acontecimentos ficaram mais perigosos e as mortes inesperadas são um fator interessante do livro, que os fãs de George R. R. Martin conhecem muito bem.

Alguns acontecimentos ficaram meio enrolados e aparentemente não ocorre nada muito importante nessa história, apesar de a emoção e o inesperado estarem sempre presentes. Mas me parece que tudo é uma forma de preparar o terreno para o que vai vir depois. Só espero que mantenha a qualidade, mesmo desenvolvendo a história em 6 livros ao invés de somente 4, como tinha sido previsto inicialmente. O romance e as questões sentimentais estão mais presentes nesse em comparação com o primeiro. Às vezes com um impacto positivo e às vezes negativo, mas com certeza algo necessário para o desenrolar da história e da ligação entre os personagens, também preparando o solo para o que provavelmente está vindo por aí.
Enfim, a saga A Queda dos Reinos é muito interessante, com ação do início ao fim, mistério, guerra, morte, sangue, magia, traição, romance, e tudo o mais que tornam uma história de fantasia medieval algo diferente e emocionante.

Recomendo! E aguardo ansiosamente pelo lançamento do próximo livro, A Ascensão das Trevas, que segundo a editora Seguinte, será lançado no dia 19 de novembro, junto com o lançamento oficial no Canadá e E.U.A.


Você já leu?
Gostou?

Então comenta aí embaixo, pra gente discutir as opiniões sobre essa saga impressionante!
Obrigado pela visita!



Fabiano Lobo