22/10/2014

Carrie – A Estranha – Mês de Halloween

Majestoso!

                Foi essa a palavra com a qual descrevi pela primeira vez quando comecei a minha leitura. Logo nas primeiras páginas, já compreendendo o que tinha visto nos filmes (assisti a 2 adaptações para o cinema, a segunda e a mais recente). Stephen King já tinha tudo pra ser o fenômeno que é desde o início. Esse livro foi escrito em 1974, e chama a atenção pra um tema muito atual, o que hoje chamam de Bullying. Não vou entrar na discussão sobre o Bullying e o que ele pode causar, até porque todos sabemos do que se trata, mas achei o ponto de vista do autor muito à frente de seu tempo. Logo no prólogo ele conta de onde veio a ideia para escrever esse romance, e descobrimos que ele vivenciou algo parecido em sua época de infância, na escola.


Desde que comecei a ler livros do autor, notei certa diferença na escrita em alguns de seus livros. Bom, obviamente não li ainda o quanto queria ter lido, pois na minha contagem tenho apenas 4 (A Maldição do Cigano; A Torre Negra – 1 e 2; e Carrie). É interessante ver que ele consegue descrever a história por vários pontos de vista diferentes, e a forma como ele acrescenta os devaneios dos personagens ao corpo do texto narrativo é muito original, é única. Nesse livro em especial, Stephen King lança mão de várias descrições diferentes, com recortes de jornais, mensagens de rádio, artigos de revistas e livros imaginários, juntamente com depoimentos de personagens e, tudo isso sendo acrescentado à história principal, à narrativa principal em terceira pessoa, que descreve a forma como os fatos aconteceram. Eu achei algo interessante que desperta a curiosidade e dá um ar de suspense à história, aproximando-a da realidade. É mais ou menos a proposta do livro Drácula, do autor Bram Stoker, que descreve a história inteira através de cartas e diários dos personagens.

                Sobre a história em si, ela é muito mais completa do que a contada nos filmes (obviamente! Pois é sempre assim!), e é contada de uma forma genial, única, despertando o suspense e deixando o leitor intrigado com o que pode acontecer depois, mesmo sabendo do que se trata. Afinal, quem nunca ouviu falar do baile de formatura e da história de Carrie?

                Essa leitura é obrigatória para todos os fãs do King! Recomendo demais até mesmo para quem não tem costume de ler, já que o livro (pelo menos a versão que li) possui apenas 199 páginas.
                Carrie é uma personagem única e a mãe dela é vista em várias pessoas do nosso dia-a-dia. Os adolescentes que a perseguem são vistos nos valentões da escola e nas patricinhas que reparam em tudo. A história em si é intrigante e a esperança de que tudo dê certo no final estava sempre presente, mesmo eu sabendo que estava lendo um livro do Stephen King! Me identifiquei com Carrie e senti pena dela. É o tipo de história que acaba terminando do jeito que deve terminar mesmo. E por falar nisso, o desfecho do livro é impressionante, com as coisas acontecendo todas ao mesmo tempo, e sendo descritas com as ferramentas que o autor utiliza, geram mais suspense e admiração, pela genialidade com que tudo é entrelaçado e como tudo termina. Típico de uma história de terror. Típico do mestre Stephen King.

                Essa leitura deixou uma lacuna em minha vida que dificilmente será preenchida por outro livro. Algo do que os leitores chamam de Ressaca Literária. Não se compara a nada do que eu já tinha lido antes. Minha admiração por esse tipo de leitura cresce cada vez mais. Essa proposta de Mês de Halloween serviu pra intensificar minha admiração pela literatura fantástica e de terror. Minha estante tem cada vez mais e mais livros desse tipo.

                Agradeço a todos pelo carinho e por acompanharem o blog. Espero estar dando boas dicas de leitura e espero ver os comentários de vocês aqui nas postagens. Estarei sempre aqui pra responder todos com prontidão e sempre disponível para discussões acerca do tema. Um abraço a todos!





Fabiano Lobo

2 comentários:

  1. hello, lobo!
    esse mês do halloween está sendo bom pra mim e pra você e pra todos os que estão se colocando para ler esse gênero. ainda não li "Carrie" mas tenho uma extrema vontade de o ler - acho que não li ainda porque me passaram aquele spoiler, sabe? - mas pretendo.
    obviamente que um livro bom deixa marcas, e as vezes uma lacuna que nunca é preenchida, então te desejo sorte nessa ressaca, que ela não fique muito tempo e não te impossibilite de ler grandes outros livros - porque ainda estou numa a muito tempo.
    sk ♥

    gabryel fellipe

    ah, e "O chamado de Cthulhu" é demais, né?

    ResponderExcluir
  2. E aí Gabryel!
    Que bom ver um comentário seu por aqui, cara!

    Esse estilo literário é fantástico! O terror é impressionante! E estou louco pra ler mais livros do Stephen King, além de uma vontade de ler também Peter Straub e outros que o mestre King costuma sugerir.
    Sobre o livro Carrie, eu sabia desse spoiler (se for o mesmo que estou pensando!) porque assisti a dois dos 3 filmes que já fizeram, mas confesso que isso não mudou muita coisa, porque querendo ou não, o livro é totalmente diferente! Não que seja muito diferente dos filmes, mas algumas coisas são e algumas descrições e explicações no livro são muito mais detalhadas, como característica de comparações de filmes x livros sempre apontam.

    A ressaca dura pelo menos uns dois dias, aí depois eu pego outra coisa pra ler (mesmo que seja um livro didático da faculdade!! kkkk), aí passa, mas as lacunas que deixam em nossas vidas nunca, mas nunca são preenchidas novamente! Pois é muito difícil ler hoje em dia uma obra de arte tão legal quanto essa.

    Call Of Cthulhu é muito legal!
    Quero ler mais coisas a respeito, pois não encontrei continuações dessa mesma história, só citações de Cthulhu em outros contos.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Gosto de saber a opinião das pessoas. Assim posso estar aprendendo a cada dia que se passa. Espero que possam tirar algo de útil deste Blog, assim como eu espero aprender com os Comentários dos visitantes.

Que a Lua sempre os ilumine na escuridão da noite, e que os Lobos guiem seu coração para o amor, a bondade e a felicidade.