16/02/2014

Sobre A Culpa é das Estrelas - John Green



               
 Acabei de ler agora esse livro do qual todos falam e que eu tinha ficado curioso pra ver com meus próprios olhos a história, pra poder tirar minhas próprias conclusões.
                E minha conclusão: É uma obra de arte!

                Citando Hazel Grace diretamente: “Pra acabar com o suspense”, eu gostei muito do livro, apesar dos pontos apontados por quem já leu o livro como sendo extremamente tristes e tal. Agora os comentários, sem spoilers, porque acredite, você não vai querer saber nada sobre o final da história enquanto estiver lendo os primeiros capítulos do livro.

                O autor nos presenteia com uma história extremamente bonita e realista, com personagens marcantes e únicos, com situações difíceis e inusitadas, construídas da melhor maneira possível. Os personagens possuem manias e costumes que ficam evidentes durante a história e que nos cativam, pelo simples fato de serem pessoas comuns, querendo ser pessoas comuns. Me identifiquei muito com as falas da narradora, na qual John Green colocou um pouco de cada adolescente que vive nesse mundo, com cada sentimento descrevendo a situação pela qual milhares de pessoas passam durante toda a sua vida, juntamente com a família e amigos.

                Como comentei com uma amiga certa vez, a escrita é gostosa. O livro é gostoso de se ler. Você lê rapidinho, quer sempre saber o que vem depois e, nem percebe o quanto sua leitura evoluiu, justamente pela forma simples como o livro foi escrito e a forma como nos identificamos com as falas e os personagens. Provavelmente por causa de algumas paixões e manias que os personagens tem e que eu tenho também. Talvez pelo quanto identifiquei meu próprio relacionamento com alguns pontos do amor entre os personagens, talvez pelo fato de esse livro ter constantemente me levado a pensar na vida e no quanto ela vale, no quanto somos felizes e tristes a todo tempo, no quanto as coisas boas e ruins podem acontecer conosco a qualquer hora e em qualquer lugar. O autor é realista em todas as declarações. E o livro é extremamente poético. Os personagens enxergam um sentido na vida de uma forma que poucas pessoas conseguem, ou querem. Me identifiquei com o quanto as paixões servem pra nos fazer seguir em frente dia após dia. Me identifiquei com o quanto os sonhos nos levam a ter um objetivo na vida e no quanto são necessários para a nossa existência. Me identifiquei com o fato de que o agora é o mais importante, apesar de termos esses sonhos e vontades. Viver como se não existisse amanhã. Enxergar as pessoas que nos amam como anjos que estão aqui pra cuidar de nós e tornar nossa passagem por esse mundo algo menos doloroso, por mais difícil que seja. A sabedoria que consegui enxergar nesse livro é sem igual, e ele já vai pra lista dos meus favoritos, porque eu me permiti ler algo que nunca tinha lido antes. Quem acompanha meu blog sabe o tipo de leitura que eu gosto. E só vai entender quem já leu esse livro e se permitiu sentir tudo o que ele se propõe a oferecer.

                John Green é um gênio!


Okay?
Uma das partes que mais gostei no livro, na sua versão de filme!



 
Fabiano Lobo

Um comentário:

  1. Sua resenha foi muito bem organizada! Gosto quando vejo/leio que alguém sentiu o livro e mudou seu modo de pensar a partir de um livro. Mas como eu disse na minha Resenha, não foi tudo aquilo que eu achei, e até quase o final, achei o livro chato, mas claro que é bonito e tem uma história real por trás dela.

    Bela resenha. Abraços

    Gabryel Fellipe e algo - Confins Literários [agora em parceria com Rudimar Baroncello]

    ResponderExcluir

Gosto de saber a opinião das pessoas. Assim posso estar aprendendo a cada dia que se passa. Espero que possam tirar algo de útil deste Blog, assim como eu espero aprender com os Comentários dos visitantes.

Que a Lua sempre os ilumine na escuridão da noite, e que os Lobos guiem seu coração para o amor, a bondade e a felicidade.