04/09/2009

Qualquer tipo de Relacionamento Social precisa de Compreensão



Antes de começar: - Eu chamo Relacionamento Social qualquer tipo de relacionamento entre seres humanos, sejam eles do mesmo sexo ou de opostos. Esses relacionamentos podem ser Namoro, Amizade, Trabalho, Negócios, Família dentre vários outros.

E como gosto de dar exemplos para facilitar a Compreensão do que desejo falar, aqui vão alguns:
- Se você sai com um amigo que bebe muito, ele bebe mais que você e conseqüentemente fica também mais bêbado. Ele é daquelas pessoas que quando bebem ficam muito chatas, ele te “enche o saco” nessa noite. No outro dia você fica nervoso com ele e o xinga, aproveitando a sanidade.
Se você tivesse Compreensão do que aconteceu, entenderia o porquê dele ter bebido tanto. Talvez ele estivesse triste por algum motivo. Talvez ele quisesse conversar um pouco. Talvez ele tivesse decidido beber pouco, mas depois de ficar bêbado, esqueceu que tinha pensado em não beber muito e não ficar chato naquela noite. Talvez ele quisesse apenas se divertir sem pensar nas conseqüências e por isso nem sabia que ia ficar tão chato como ficou.

- Se o marido está sendo traído pela esposa e ele descobre. Primeiramente o diálogo resolve tudo. Se o marido tem dificuldade em dialogar com sua esposa, é porque ele não a conhece ou tem medo do que possa acontecer.
Se ele tivesse Compreensão, poderia pelo menos tentar entender o porquê da esposa estar o traindo, na maioria das vezes o motivo é o excesso de serviço e a falta de tempo pra ficar com ela. Mas os motivos podem ser muitos outros que se a pessoa tiver Compreensão pode descobrir e entender o porquê do relacionamento estar dando errado.

Só mais um exemplo!
- Se alguém que trabalha com você está cansado e nervoso, grita com as pessoas por motivos banais, parece descontar algo em todos, mas nenhum deles têm culpa do que acontece na vida dele. Vocês se desentendem e ficam sem conversar por um bom tempo. No outro dia ou outra semana vocês voltam a conversar por necessidades profissionais e aos poucos vão voltando as coisas ao normal, já que você vai ter que aturá-lo de qualquer maneira, afinal, ele vai estar lá todos os dias...
Se você tivesse Compreensão entenderia que ele estava em um momento difícil e nunca teria discutido com ele, pois algumas pessoas quando estão com problemas, não têm controle sobre suas emoções. Algumas choram desesperadamente e outras tendem a gritar com os outros por coisas simples que poderiam ter sido resolvidas de outra maneira... Usando a Compreensão.

Por esse motivo eu defendo aqui: Antes de brigar, gritar, ofender alguém ou até mesmo brincar ou fazer piadinhas de mau gosto, entenda o porquê de a pessoa estar fazendo aquilo naquele momento. OU PELO MENOS TENTE ENTENDER!
Assim o mundo seria melhor. Não tenha orgulho, tenha humildade para aceitar que você está errado e que você reconhece isso, demonstre isso a outra pessoa.


P.S.: Gostaria de conversar com pessoas que acompanham ou pelo menos lêem meu Blog de vez em quando, faz parte de minha personalidade conversar com os outros e ajudar a resolver problemas sociais analisando os fatos. E eu gosto disso, pois aprendo com os meus erros e com os dos outros.

8 comentários:

  1. lindo texto!!!

    como sempre... "vc entende do que fala, por isso sempre fala o certo."

    ;)
    te adoro!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Drica!
    Em meio a Reflexões que sempre faço, costumo tirar algo de útil que acho que talvez possa ajudar alguém.

    Adoro você também! Espero que possamos sempre compartilhar frases e pensamentos usando a internet!

    ResponderExcluir
  3. sua coerencia e raciocinio no texto fabiano viviane (continuação)

    ResponderExcluir
  4. lindo texto fabiano tem tudo haver comigo, comentei bastante,agora estou desanimada de digitar tudo outravez viviane

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto...
    De fato, precisamos compreender mais as pessoas e precisamos de compreensão.

    Adoro textos assim... q trabalha como se estivéssemos ali, lendo sobre nós.
    Isso nos faz refletir o q está sendo postado.

    Achei show de bola... e a foto fez uma combinação perfeita, mostrando q se há compreensão, poderemos viver juntos para sempre.
    Perfeito...

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Exatamente Natalia!!!

    Que bom que gostou! Em meio a minhas eternas reflexões cheguei a esssa conclusão e resolvi postar aqui, pois, talvez assim possa ajudar alguém.

    A Compreensão é uma bela palavra, assim como Equilíbrio, Honestidade... dentre várias outras.
    Sobre a foto: eu imaginei isso mesmo, que se tivermos compreensão um com o outro, poderemos viver juntos "para sempre".

    Obrigado pelo comentário e pela visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Compreensão é a palavra chave ! =D
    Como sempre belos textos!
    Parabénnnss!!! ^^

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita e pelo comentário Leoh!

    Se tivermos compreensão, podemos viver simbolicamente "felizes para sempre"...

    ResponderExcluir

Gosto de saber a opinião das pessoas. Assim posso estar aprendendo a cada dia que se passa. Espero que possam tirar algo de útil deste Blog, assim como eu espero aprender com os Comentários dos visitantes.

Que a Lua sempre os ilumine na escuridão da noite, e que os Lobos guiem seu coração para o amor, a bondade e a felicidade.