12/09/2009

A Beleza não existe!



O que vem a ser belo pra você?
Aquilo que a mídia impôs e vem impondo?
Pessoas magras, mulheres com seios grandes e bumbum sem estrias? Homens musculosos e de pêlos raspados?

Pois refletindo outro dia sobre esse assunto, percebi muitas diferenças no gosto de cada pessoa. Por exemplo (como sempre, dando exemplos!) se eu acho uma mulher bonita, outro homem da mesma idade que eu pode não achar, simplesmente por ela ser muito magra pra ele ou ter uma pinta no rosto que ele acha desagradável.
O porque disso: - Cada um de nós tem uma Concepção diferente da Beleza. Sendo assim, as pessoas que se encaixam em nossas Concepções de Beleza (um tipo de modelo de beleza formulado em nossas mentes) são belas (individualmente) e para outros podem não ser, de acordo com suas Concepções diferentes de Beleza.
No entanto, principalmente os machistas, olham apenas o lado sensual das mulheres, que perdem totalmente seu valor e acabam se deixando levar por aquilo que agrada os homens e não por aquilo que as agrada. Assim como alguns homens que, procuram mudar sua aparência para agradar os outros (as) e não a si mesmos. Isso destrói sua própria personalidade, pois você muda a aparência para satisfazer outros ao invés de satisfazê-lo primeiro.
O problema é que existem Concepções de Beleza “Prontas”, que são as que mencionei no início do texto. São aquelas passadas pela mídia, revistas de beleza e de moda, etc. Por isso existem tantas pessoas buscando a estética (plásticas, lipoaspiração, dentre outros), porque a maioria das pessoas prefere não formular sua Concepção de Beleza e sim pegar aquela que já está formulada.
E isso é apenas mais um círculo vicioso negativo, pois sempre que você lê uma revista de beleza, ela diz que você está "feio".
Se você não gosta de si mesmo, como vai gostar de mais alguém?
Apesar de defender isso aqui, ainda continuo achando que a Beleza Interior é muito mais interessante e importante em uma pessoa. Somos feitos de caráter, personalidade, compreensão, carinho e amor próprio, e através disso podemos repassar esse valores aos outros chamando-os de nossa Beleza Interior.

2 comentários:

  1. Belo texto...
    A beleza não está no exterior, a beleza está onde queremos ver, onde deixamos ver e ser vistos.
    O interior sim é um campo amplo para raras belezas e essa sim não é vista por todos.
    E vc com outras palavras soube muito bem expor isso.

    Adorei principalmente quando vc disse sobre gostarmos de nós mesmos. Grande e árdua tarefa, mas deveria ser muito comum.
    Preocupamo-nos mais com os defeitos e não vemos as coisas boas q há em nós (foi como comentei com vc no msn).
    É triste, mas é assim... Fazer o quê?
    Da mesma forma são as pessoas com o próximo... Veem e comentam tantos defeitos nos outros, mas as qualidades eles deixam de lado.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Natalia!!! :)

    Fico grato por ter lido meu texto e por ter retirado exatamente a mensagem que eu pensei em passar com ele.

    Temos que, acima de tudo amarmos a nós mesmos. Se não temos capacidade disso, não somos ninguém. E as pessoas se preocupam se vão agradar os outros, enquanto não agradam nem elas mesmas... ¬¬

    Claro que me lembro do dia que falamos sobre isso! Todos nós temos defeitos, mas que, as qualidades que temos são capazes de ofuscar qualquer defeito. Por maior que ele seja, há sempre qualidades maiores ainda.

    Obrigado por ler, entender e comentar! Obrigado por existir!

    ResponderExcluir

Gosto de saber a opinião das pessoas. Assim posso estar aprendendo a cada dia que se passa. Espero que possam tirar algo de útil deste Blog, assim como eu espero aprender com os Comentários dos visitantes.

Que a Lua sempre os ilumine na escuridão da noite, e que os Lobos guiem seu coração para o amor, a bondade e a felicidade.