04/10/2013

Comentário – Livro God Of War


                Olá a todos que seguem o blog e a todos os que aparecem de vez em quando pra dar uma lida nas minhas loucuras de leitor, poeta, RPGista, gamer e aspirante a escritor!

                Hoje vou comentar sobre o excelente e emocionante livro que conta a história de Kratos – o mortal que teve sua vida inteira usada pelos deuses do Olimpo e que enxerga uma oportunidade de deixar seus pesadelos do passado de lado quando é solicitado mais uma vez a servi-los.

                Vou me abster de comentar sobre a história, pois não costumo dar spoilers por aqui, salvo em resenhas nas quais não é possível comentar sem spoiler, certo? Portanto, falarei do desenrolar do livro, da escrita dos autores e de outras coisas mais.


                Acho interessante os prólogos de livros como esse, que começam com um mistério que é jogado no ar pra ficarmos matutando até o final do livro, que é onde entendemos o porque daquele acontecimento e o que acontece depois daquilo. Só não acho interessante quando o próprio prólogo dá spoilers do livro, como por exemplo, "fulano" está morto (caramba!! aí antes de conhecermos o personagem, já sabemos que ele morre no final do livro!!), o que não é o caso do prólogo desse livro, que deixa uma pergunta no ar, com tom de mistério e frustração.
                A escrita dos autores é interessante, apesar de algumas vezes eu achar estranho eles usarem palavras como "liquidificador" e "helicóptero" pra contar uma história que se passa na Grécia Antiga, onde nenhum desses aparelhos existia ainda. Dá a impressão de que o narrador é uma pessoa que vive na atualidade e está contando a história que aconteceu há anos (milênios!) atrás. Sei lá! Me soou estranho e eu não colocaria (colocarei...) algo assim em um livro meu. Porém como pró, posso dizer que é de fácil compreensão e é descrita de uma forma que flui rapidamente, sem enrolação. Às vezes a palavra "poderoso" é repetida demasiadamente - "... Kratos dá um salto poderoso...", ou "... retira as garras poderosas cravadas em sua pele..." - o que pode ficar enjoativo, mas na maioria das vezes aumenta o clima de emoção, por imaginar algo além do comum, algo extremamente "poderoso" quando se lê esse tipo de descrição. Isso acontece com outras palavras também ao longo do texto.

                Sobre a ação no livro, ela é algo quase que totalmente presente em todos os momentos! É emocionante e eu estou adorando ler livros de jogos, pois é um tipo de leitura que me emociona por me fazer imaginar os heróis lutando em batalhas sangrentas e correndo e saltando de uma forma que eu nunca teria imaginado em qualquer outro livro. Não sei se estou sendo claro quanto à isso, mas adoro a forma como os ataques, fugas, perigos, defesas e contra ataques são descritos nesse tipo de livro, o que eu não estava acostumado a ver e que estou descobrindo fazer parte de minhas leituras favoritas, o que me impulsiona a continuar a tentar escrever, pois uma dificuldade que sempre tive é descrever lutas de forma emocionante, sem ficar cansativo ou chato.

                Como prometido, não coloquei nenhum spoiler, pra não atrapalhar a leitura daqueles que não conhecem a história e digo mais, enxergar os deuses da forma como são descritos na própria mitologia é emocionante, apesar de eu achar interessante também algumas adaptações, como as feitas em Percy Jackson e os Olimpianos. Só acho que as criaturas mitológicas poderiam ter sido um pouco mais desenvolvidas, pois muitas das vezes só servem para guerrear, como se nenhum deles fosse capaz de pensar como um ser humano, mesmo os Minotauros e Centauros são descritos dessa forma, o que me deixou um pouco insatisfeito com relação a isso.

                No mais, o livro é ótimo e impressionante! Recomendo pra quem já experimentou o game e recomendo mais ainda pra quem nunca jogou, pois as revelações feitas durante o desenrolar da história são surpreendentes!

                5 estrelas no Skoob (o que é algo muito raro pra uma pessoa como eu!)!

Fabiano Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gosto de saber a opinião das pessoas. Assim posso estar aprendendo a cada dia que se passa. Espero que possam tirar algo de útil deste Blog, assim como eu espero aprender com os Comentários dos visitantes.

Que a Lua sempre os ilumine na escuridão da noite, e que os Lobos guiem seu coração para o amor, a bondade e a felicidade.